Páginas

terça-feira, 7 de abril de 2015

Tomatinhos confitados



Eu tinha comprado tomatinhos para preparar uma focaccia no fim de semana, mas depois que eu cheguei em casa morta de cansada, desisti. Eles ficaram ali, guardadinhos por dois dias, até que eu me lembrei dos tomatinhos confitados, que há tempos eu não fazia.

Eu gosto da ideia de ter um potinho cheio deles na geladeira. Gosto de comer no pão francês (purinho mesmo só ele no pão). Gosto também na salada, na massa... e que, aliás, cozinhar o macarrão e finalizar apenas com ele é tudo de bom! Quer dizer, umas lasquinhas de parmesão também não faz mal a ninguém né?! Cozinhou o macarrão, joga os tomatinhos em uma panela (uma quantidade generosa, tá?! E com azeite que está no pote!), deixa aquecer um pouquinho, coloca no prato, joga umas lasquinhas de queijo parmesão, pega uma taça, coloca um vinho e pronto. Vai ser feliz! Ah! Liga o som também! Seje feliz!!

Antes de ir para forno


Depois de pronto, esfriando!


Receita:

  • 1 caixinha de tomates sweet grape
  • 1 xícara (chá) de azeite extra virgem
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 ramo de alecrim fresco
  • 4 dentes de alho fatiados
  • 4 dentes de alho inteiros e com a casca - (apenas amassado com as costas da faca, mas mantendo ainda a casca dele)
  • Pimenta do reino moída a gosto
  • Grãos de pimenta do reino
  • uma folha de louro
  • 1 pimenta dedo de moça fatiada (opcional)
Preparo:

  1. Lave e corte os tomates ao meio e espalhe no fundo de um refratário
  2. tempere com o sal, açúcar e a pimenta moída. Misture bem!
  3. espalhe o alho laminado por cima de todo o refratário, o alecrim (somente as folhas), os grãos de pimenta do reino, as fatias de pimenta dedo de moça, a folha de louro e cubra com o todo o azeite.
  4. Leve ao forno pré aquecido por 40 minutos a uma hora (o tempo vária de forno para forno). 
  5. Depois de pronto, espere esfriar, coloque em um pote esterilizado e guarde na geladeira. Se quiser, complete o pote com mais azeite. Eu sempre faço isso.
Eu posso afirmar que ele dura tranquilamente na geladeira por duas semanas. Mas que isso é impossível eu dizer, porque mesmo fazendo em grandes quantidades, ele devorado em quantidades absurdas e muito rápido.


Pronto, e no potinho!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...