Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Mousse de chocolate com merengue suíço


A postagem de hoje, ainda é da série de "aproveitamento" dos excessos de chocolate que existia aqui em casa.  Cansada de ver tantos ovos de páscoa, arrumei um jeito mais criativo para o consumo rápido deles.

Essa mousse é ainda do tempo em que eu fazia o curso no IESB, em Brasília. Ela foi adaptada para o chocolate que eu tinha em casa, mas na receita original ela é feita com o chocolate meio amargo. Ela não é uma receita difícil de fazer, mas também não é simples e exige um pouquinho de paciência, mas vale cada minuto investido nela.

                     



Receita: IESB- Técnicas básicas de confeitaria

Ingredientes:

  • 100 gr de clara de ovo ( por volta de 3 claras)
  • 100 gr de açúcar refinado (clara e açúcar para o preparo do merengue suíço usado aqui na receita)
  • 200 gr de chocolate meio amargo (os ovos de páscoa eram ao leite e a minha mousse acabou ficando bem doce, se você for usar o mesmo chocolate que eu, recomendo que diminua a quantidade de açúcar no merengue).
  • 50 g de manteiga sem sal (manteiga mesmo, tá?! Não uso margarina)
  • 200 g de creme de leite fresco (coloque o creme de leite no congelador, 20 minutos antes de começar o preparo e só retire na hora em que for bater)
Preparo:

  1. Quebre o chocolate, coloque em um bowl de vidro que possa ir ao microondas e junte com a manteiga. Coloque um minuto, assim que o micro apitar, retire o bowl, mexa para misturar tudo, se ainda não estiver todo derretido, coloque de volta por mais 30 segundos, retire e repita o processo se ainda tiver pedacinhos de chocolate. Reserve!
  2. Creme suíço:  aqueça em banho-maria o açúcar e as claras, batendo com  um fouet, até dissolver todos os cristais do açúcar (temperatura aproximadamente de 40 a 45 C°. Se não tiver termômetro faça o teste colocando o dedo nas claras e esfregando um no outro. Se não você não sentir os grãos do açúcar é porque está no ponto). Transfira para a batedeira e bata começando com a velocidade baixo e aumentando aos poucos, até obter o ponto de bico flexível.
  3. bata o creme de leite fresco a meio ponto, e com uma espátula misture cuidadosamente ao chocolate derretido com a manteiga, em seguida, adicionar o merengue suíço e misturar com movimentos envolventes. Deixe na geladeira por oito horas, ou de um dia para o outro.
  4. Sirva com uma colherada merengue, ou de creme de leite batido como na foto.

  

5 comentários:

  1. Boa noite,

    Você espera esfriar um pouco o chocolate ao adicionar o chantilly? Tenho medo de talhar a mistura e ficar granulosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu derreto antes de começar o merengue, assim ele vai estar no ponto. Mas caso contrário, você sacrifica um pouco do chocolate colocando no merengue em duas etapas. Na primeira, uma quantidade bem pequena e mistura bem. Na segunda vez coloca o restante e encorpora

      Excluir
    2. Eu derreto antes de começar o merengue, assim ele vai estar no ponto. Mas caso contrário, você sacrifica um pouco do chocolate colocando no merengue em duas etapas. Na primeira, uma quantidade bem pequena e mistura bem. Na segunda vez coloca o restante e encorpora

      Excluir
  2. A melhor receita que já fiz e comi!!! Fiz p/ a Páscoa e foi sucesso!!!
    Usei chocolate meio amargo e acredito que, com chocolate ao leite ou branco possa ficar muito doce mas vale testar...
    Servi com uma calda de chocolate e chantilly batido. Ficou linda na apresentação e no sabor. De inicio achei que seria pouca e não daria p/ todos mas éramos 8 e ainda sobrou. Receita perfeita!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Maria, fico feliz que tenha aprovado a receita da mousse. Ela é realmente muito boa. Na próxima vez quero ver a foto heim? Um beijo!

      Excluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...